Publicidade

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que é Primeiros Socorros




São os primeiros cuidados prestados à vítima de acidentes ou de doenças agudas, objetivando proteger a sua vida, reduzir os seus sofrimento e procurar mantê-la em condições de aguardar tratamento médico.





OBS: A pessoa que presta os primeiros socorros deve conhecer suas próprias limitações, pois não substitui o médico.





AVALIAÇÃO DO AMBIENTE





A primeira atitude a ser tomada no local do acidente é avaliar os riscos que possam colocar em perigo a pessoa prestadora dos primeiros socorros. Se houver algum perigo em potencial, deve-se aguardar a chegada do socorro especializado. Nesta fase, verifica-se também a provável causa do acidente, o número de vítimas e a gravidade das mesmas e todas as outras informações que possam ser úteis para a notificação do acidente.



Proceda da seguinte forma:



a. Mantenha a vítima deitada, em posição confortável, até certificar-se de que a lesão não tem gravidade;



b. Investigue particularmente a existência de hemorragia, envenenamento, parada respiratória, ferimentos, queimaduras e fraturas;



c. Dê prioridade ao atendimento dos casos de hemorragia abundante, inconsciência, parada cardiorrespiratória, estado de choque e envenenamento, pois EXIGEM SOCORRO IMEDIATO.



d. Verifique se há lesão na cabeça, quando o acidentado estiver inconsciente ou semiconsciente. Havendo hemorragia por um ou ambos os ouvidos, ou pelo nariz, PENSE em fratura de crânio;



e. Não dê líquidos a pessoas inconscientes;



f. Recolha, em caso de amputação, a parte seccionada, envolva-a em um pano limpo para entrega IMEDIATA ao médico;



g. Certifique-se de que qualquer providência a ser tomada não venha a agravar o estado da vítima;



h. Chame o médico ou transporte a vítima, SE NECESSÁRIO. Forneça as seguintes informações:





Local, horário e condições em que a vítima foi encontrada;





Quais os Primeiros Socorros a ela prestados.



i. Inspire confiança - EVITE O PÂNICO



j. Comunique a ocorrência a autoridade policial local.





SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO





Solicite se possível a outra pessoa que peça auxílio chamando o socorro especializado comunicando a provável causa do acidente, o número de vítimas, a gravidade das mesmas e todas as outras informações que ele precisar. Estas informações você terá obtido anteriormente, durante a fase de avaliação do ambiente.



SINALIZAÇÃO



Efetuar, sempre que necessário, a sinalização do local para evitar a ocorrência de novos acidentes. Pode ser feita com cones, fita zebrada, ou qualquer objeto que chame a atenção de outras pessoas para o cuidado com o local, na falta destes recursos, pode-se pedir para que uma pessoa fique sinalizando a uma certa distância.



ATENDIMENTO



Ao iniciar o atendimento, deve-se ter em mente o que fazer e o que não fazer. Manter o autocontrole é imprescindível nesta fase. Não minta para a vítima. Procure expressar segurança e confiança no que faz. No atendimento, a pessoa que estiver prestando os primeiros socorros deve realizar os dois exames básicos: exame primário e exame secundário.



This post was made using the Auto Blogging Software from WebMagnates.org This line will not appear when posts are made after activating the software to full version.

Sem comentários:

Enviar um comentário